Definição de Coaching
Como muitas outras disciplinas emergentes, o coaching tem grande diversidade de definições. Hamlin et al. (2009) encontraram na literatura 36 definições de coaching que foram resumidas por eles da seguinte forma:
“É uma ajuda e um processo de facilitação que capacita indivíduos, grupos e organizações a adquirir novas habilidades, melhorar habilidades existentes, competências e performance, aumentar a efetividade ou desenvolvimento pessoal ou crescimento pessoal”.
Hamlim, R. G., Ellinger, A. D. & Beattie, R. S.(2009) Toward a profession of coaching? A definitional examination of ‘coaching’, ‘organization development’, and ‘human resource development’. International Journal of Evidence Based Coaching and Mentoring, 7 (1), 13-38.
O processo de coaching leva o cliente a obter novas visões que contribuam para ampliar suas conquistas, realizações e satisfação, podendo ser focado em aumento de performance, mudança, transformação e aprendizado.
O coaching não se equivale às atividades de aconselhamento, terapia, psicoterapia, psicanálise, consultoria ou treinamento, não devendo ser usado como substituto para estas atividades. Não é simplesmente motivar ou incentivar, não está fundamentado no trabalho com emoções; não é necessariamente corretivo e não tem papel de especialista. É uma abordagem pragmática focada na realização de objetivos específicos.
Artigos

Você saber dar feedback?
Vou deixar aqui o um passa-a-passo que eu adoro! Foi extraído do livro A Síndrome do Macho Alfa – por que Mudar Antes de Sabotar

Timidez e trabalho
Esta semana vi dois ou três textos sobre trabalho e timidez e gostaria de fazer a minha humilde contribuição para a discussão. Sim, tímidos podem

Revisitando antigas Ferramentas: Método dos Seis Chapéus (De Bono)
Quem trabalhou em RH nos anos 90 deve se lembrar do Método dos Seis Chapéus (De Bono). Parece que agora caiu no esquecimento. Mas era